sexta-feira, 8 de abril de 2011

ILUSÕES DE ÓPTICA

As ilusões de óptica são bem engraçadas. Fazem o cérebro pensar no que realmente está a ver. O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que “enganam” o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo erróneo. Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo.

A ilusão de óptica é um erro, um engano cometido por seu cérebro devido à forma com a qual ele constrói as imagens. Veja essas imagens e faça os exercícios surgeridos:

Fixe seu olhar no ponto central.

Depois, aproxime-se e afaste-se do monitor.

Repita o procedimento da imagem anterior


Agora, identifique a real geometria formada por esses dados

Conte quantos pontinhos brancos estão pintados

Aqui um pequeno vídeo de imagem com ilusões de óptica.



5 comentários:

  1. vlw reta muito da hora estas imagens nossa me hipnotizei

    ResponderExcluir
  2. Poxa que massa estas iamgens!!! e mais legal é saber que a Física pode explicá-las.

    ResponderExcluir
  3. As ilusões de óptica são bem engraçadas. eu estou fazendo um trabalho sobre isso eu procuro em varios site e não acho nada o que procuro quem saber algum site de DIFERENTES TIPOS DE ILUSÕES DE ÓPTICA. EU AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  4. e muito divertido e tou a fazer um powerpoit inspirei me adorei

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa noite. Me chamo Brenda, estou cursando o 2° ano do Ensino Médio no RS e minha escola esta em um projeto que decorrerá no ano de 2012, a FIC(Feira de Iniciação Científica). O meu tema escolhido é ilusões de ótica cuja problematização seria "Por que enxergamos além do que estamos vendo?". Me interessei imensamente sobre o trabalho de vocês e eu tenho algumas perguntas para poder me direcionar melhor em relação ao trabalho que pretendo fazer. Gostaria de saber se posso contar com a mínima ajuda de vocês, via e-mail ou até mesmo algum outro meio de comunicação que ficar melhor. Meu e-mail é "brenda_vilanova@hotmail.com" Aguardo respostas. Obrigado desde já!

    ResponderExcluir