quarta-feira, 30 de junho de 2010

A família do Sol


No reino do faz de conta, o Sistema Solar é igualzinho aquele mostrado em velhos livros de Geografia. Todos os planetas girando em torno do Sol igualmente espaçados um do outro e num mesmo plano, com uma gigantesca arena.

A mesma coisa se vê com os satélites, cada qual em relação ao seu planeta. Os asteróides, restritos a uma faixa comportada entre Marte e Júpiter, formam uma barreira densa e perigosa para qualquer um que tente ultrapassá-la.

A realidade, contudo, é sensivelmente diferente. Os planos orbitais de cada planeta, inclusive o nosso, estão inclinados e não num mesmo plano. Como os planetas têm diferentes massas, algumas órbitas também ficam mais próximas que outras.

É possível atravessar o cinturão de asteróides sem nem mesmo ver um deles. Há satélites que giram no sentido oposto ao demais – e planetas cujos pólos são mais quentes que o equador. Existe um outro cinturão de asteróides depois de Netuno.

Sem falar em Plutão, Ceres e o recém descoberto Éris, que agora integram uma nova categoria, a dos planetas anões do Sistema Solar. Bem-vindo à verdadeira harmonia dos mundos. Conheça aqui, em detalhes, o novo Sistema Solar.

http://www.zenite.nu/



domingo, 27 de junho de 2010

Conhecendo o Sol


O Sol já foi considerado um deus na religião de muitos povos da antiguidade, tamanha sua importante para o desenvolvimento da vida na Terra. Sem esta estrela não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. Por outro lado, o excesso de sol pode causar danos aos seres humanos. A exposição excessiva aos raios ultra-violetas emitidos pelo sol, sem o uso de protetor ou bloqueador solar, pode causar câncer de pele.


Ao redor do Sol giram nove planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos. Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio. Na fotosfera, superfície do Sol, originam-se a luz e o calor. Ainda compõe o Sol uma camada de gases que envolve a estrela.
A cada ciclo de 11 anos, o Sol passa por período de extrema agitação, enviando para terra tempestades solares. Carregadas de eletricidade, estas tempestades acabam influenciando nos sistemas eletrônicos, redes de energia, computadores, aparelhos eletrônicos, sistemas de comunicação de aviões e navios e satélites. Estas ondas de energia e eletricidade chegam a criar as conhecidas aurora boreal e austral. O ar brilha nas regiões próximas aos pólos magnéticos da Terra, gerando um espetáculo de luzes e cores nos céus.
Do ponto de vista químico, o Sol é formado pelos seguintes elementos: 73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos.



A NASA e a Agência Espacial Européia tem monitorado constantemente as atividades do Sol. Estes estudos e observações têm por objetivo aprimorar os conhecimentos sobre esta importante estrela e melhorar a vida em nosso planeta.

Fonte: www.suapesquisa.com/sol/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A FÍSICA DO ANIVERSÁRIO

Uma visão mais cosmológica de aniversário!


Vivemos num imenso carrossel chamado Sistema Solar (a figura do post anterior representa uma parte do Sistema Solar e nos dá uma idéia desta analogia com o carrossel).
Estamos todos montados no "cavalinho azul" deste "carrossel", o planeta Terra, o terceiro a contar do centro. Junto com ele, viajamos sem parar ao redor do Sol, completando uma volta a cada ano (365 dias aproximadamente).
Fazer aniversário nada mais é do que completar nova volta neste enorme "brinquedo", volta esta que é contada a partir do momento do nascimento.
Como o planeta Terra retorna para o mesmo ponto da órbita do momento do nascimento, então a paisagem se repete. Refiro-me à paisagem das estrelas e do céu profundo que, mesmo tendo movimentos próprios, não podem ser detectados pois estão muito distantes da Terra. Já os planetas, estes mudam de lugar pois estão no mesmo "carrossel" em que a Terra, mais para dentro ou mais para fora, mais perto ou mais longe do centro. Aliás, a palavra planeta significa "astro errante" por isso mesmo.
Hoje estou completando mais um ano de vida, mais uma volta neste "carrossel celeste", ou como se costuma dizer, faço aniversário! Se eu olhar para o céu à noite (e com certeza o farei), vou ver exatamente as mesmas constelações, nas mesmas posições em que estavam no dia em que nasci. É como voltar no tempo!

prof. Júnior

http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2004-10-31_2004-11-06.html#2004_11-05_17_42_28-7000670-0

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um pouco de Poesia...

Nosso Universo – Cosmos


SOL – estrela de quinta grandeza.
Hélio, irradia energia, luz e calor
à corpos celeste de misteriosa beleza,
planetas que giram ao seu redor! ...

MERCURIO – o filho de Júpiter.
Planeta mais próximo do Sol.
Mensageiro do Olimpo – Hermes.
Revolução rápida em torno do Sol.

VENUS – o planeta mais brilhante!
Estrela Dalva, Vespertina, Estrela do Pastor.
No universo, és belo e radiante
Na Terra, admiram. Saúdam em louvor! ...

TERRA – nossa origem, nosso mundo.
A vida surge, cresce, transforma, evolue! ...
Árvores, pássaros, água, céu azul, mundo
que Deus arquitetou, geometrizou, criou – Gênese.

MARTE e Terra, mundo similares.
Frio, ventos, dunas de areias ondulantes,
diminuta água, gelo, póros capilares.
O misterioso avermelhado, ... Rochas, pirâmides...

JÚPITER – do sistema solar, o maior.
ZEUS – filho de Saturno e Cibele (Grã-Madre).
Luas, mundos delicados, vulcânico ao redor,
Calisto, Lo, Amaltéia, Ganimedes – a grande.

SATURNO – destacado por lindos anéis,
cinturão radioativo, campo magnético.
Circundado por sistema de satélites.
Titã, maior do sistema solar. Magnifico! ...

URANO – astro personificado “o Pai dos Céus”.
Herschel, astrônomo, revolucionou a ciência.
São 84 anos sua volta em torno do Sol.
Era de Aquário, conquista sideral, ascendência ...

NETUNO – Poseidon – simbolizando “o Deus do Mar”.
Estudos das órbitas de Urano, confirmação
de Leverrier, a existência do deus mar,
astro da inspiração, sublime exaltação !

PLUTÃO – planeta mais afastado do Sol.
Órbita excêntrica deste astro distante ...
250 anos o giro em volta do Sol.
Seu satélite, a grande lua Caronte.
E ...


Fonte: http://www.unirio.br/hugg/poesia/poesia.htm